terça-feira, 3 de novembro de 2009

FEIRA DA MÚSICA DO SUL!!



Carta aos músicos do Rio Grande do Sul


A cultura cumpre o fundamental papel de transmitir conteúdos simbólicos e de disseminar valores. No entanto, a importância estratégica da cultura tem

obtido o reconhecimento de governos em todo o mundo e da sociedade em geral em função das características que agrega enquanto geradora de empregos, de renda, e, portanto, como estimuladora do desenvolvimento e da inclusão social. Com a música não é diferente. Sabemos que um espetáculo musical ou mesmo um rotineiro ensaio movimentam a cadeia produtiva direta e indireta deste setor contribuindo com o desenvolvimento no seu sentido amplo: econômico, social e cultural. E a cadeia produtiva da música é vasta e rica, englobando desde os músicos e compositores, passando pelos selos, gravadoras, produtoras, casas de shows e bares, até o ramo da indústria alimentícia, bebidas, vestuário, acessórios, entre outros.

O fortalecimento desta cadeia passa, necessariamente, pelo estímulo à organização e a profissionalização de todos os que trabalham e vivem desta atividade. Em todo o mundo, está deflagrado este processo de organização. No Brasil, estamos testemunhando a retomada da Câmara Setorial da Música por parte do Ministério da Cultura, o fortalecimento do Fórum Nacional de Músicos e a representação da classe no Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) onde os músicos possuem dois assentos, atualmente ocupados por Álvaro Santi (RS) e Adriano Araújo (PE).

Temos acompanhado iniciativas louváveis nacionalmente que caminham nesta direção, como o Circuito Fora do Eixo, a Feira da Música de Fortaleza, a Feira da Música Brasil e a formação de diversos coletivos. E, sem dúvida, um dos instrumentos capazes de contribuir com esta organização são as feiras e os festivais de música.

Na visão de outros Estados, o Rio Grande do Sul é peça chave para a conexão do mercado brasileiro com nossos vizinhos do Mercosul. Com o objetivo de colaborar com esta movimentação estamos organizando a primeira edição da Feira da Música do Sul. O projeto será realizado nos pavilhões da FENAC, em Novo Hamburgo , nos dias 19, 20, 21 e 22 de novembro deste ano. Nossa intenção é a de proporcionar um espaço privilegiado para o encontro dos músicos e demais integrantes desta cadeia produtiva com exposição de produtos e serviços, painéis e oficinas, rodadas de negócios, shows musicais, entre outras atividades. Antes, porém, entre setembro e outubro, realizamos o Circuito Gaúcho de Música em 19 cidades gaúchas com debates e shows acústicos, cumprindo com a função de mobilizar o Estado para Feira.

A Feira da Música é uma realização da GB Produtora, em parceria com a

Assembléia Legislativa, Fórum Permanente de Música do RS e FENAC. Tem o patrocínio da Petrobrás e Eletrobrás e o apoio da BM&A, CEEE, Sebrae, BNDES, Unimed e Converse.

Sabemos que fazem parte do perfil do artista gaúcho a perseverança e a

disposição para a boa luta. E julgamos ser, esta, uma boa e necessária luta. Por isso, queremos somar à Feira da Música do Sul a tua sensibilidade e experiência. Temos a convicção de que todo este esforço será ainda mais exitoso se pudermos contar com a tua contribuição.

*Fórum de Economia da Cultura do RS
Ronaldo Zülke
*Fórum Permanente de Música do RS
Moysés Lopes
*GB Produtora
Geisa Behnen
Entre no site da FEIRA DA MÚSICA DO SUL

Nenhum comentário: