sábado, 5 de março de 2011

LORENZO E LARA

GRAVIDEZ=33 SEMANAS....PARABÉNS MAMÃES!

Desenvolvimento do seu bebê


Durante esta semana da sua gestação, o seu bebê tem aproximadamente 32 cm de comprimento, e provavelmente ele ou ela já deve ter estar pesando 2 quilinhos.

O cérebro do seu bebê agora está trabalhando arduamente para se desenvolver. Só nesta semana, o cérebro do seu bebê poderá aumentar de 5 até 20 cm devido à esse rápido desenvolvimento. Além disso, bilhões de neurônios se desenvolverão até o final desta semana.

A pele do seu bebê que até uns meses atrás era translúcida, está ganhando uma coloração rosada. Os pêlos que cobriam a pele do seu bebê durante o segundo trimestre da sua gestação, praticamente sumiram, e neste momento a pele do seu bebê começa a assumir as características dos bebês de comerciais de TV, bonita e macia.

O sistema imunológico do seu bebê começará a funcionar durante este período. Ele será responsável por defender o ambiente interno do seu bebê contra possíveis invasores externos, tais como bactérias e vírus.

Agora o seu bebê está muito mais receptivo aos estímulos externos. Além dele poder reagir aos sons familiares e aos sons musicais, ele também poderá reagir ao toque, enquanto você massageia a sua barriga.

Ao contrário de você, o seu bebê passa a maior parte tempo dormindo durante este período. Além disso, os especialistam acreditam que os bebês neste período de gestação, sejam capazes de sonhar, pois realizam rápidos movimentos com os olhos (REM) enquanto dormem. Vida boa não é mesmo? Passar quase o dia todo dormindo, sonhando e estar o tempo todo juntinho de sua mamãe. Não há coisa melhor.

FONTE: http://www.semanaasemana.com.br/gravidez/semana33.htm

quarta-feira, 2 de março de 2011

FESTIVAIS

FESTIVAIS: UNS SURGINDO, OUTROS RESSURGINDO E A MAIORIA SE MANTENDO


Alguns entendem que o movimento nativista, que reúne os festivais de música e de poesia do estado, e que completa 40 anos de existência em 2011, já nao empolga tanto. Outros vaticinam que a mesmice tomou conta e que seus dias estariam contados. No entanto, ao arrepio destas opiniões, continuam surgindo, a cada mês, novos eventos do gênero no Rio Grande do Sul e até mesmo em Santa Catarina. Pra ratificar esta constatação, eis que no ultimo final de semana do mês de fevereiro, no município de São João da Urtiga, aconteceu e com sucesso, a 1ª edição da Colina da Música Gaúcha. Outro evento que estréia no calendário é 1º Canto Paisano da Música Gaúcha, a ser realizado no dia 1º de maio, no belo Teatro Guarani, na cidade de Pelotas. O regulamento será divulgado em breve, mas dois jurados já estão definidos: Jairo Lambari Fernandes e Xiru Antunes. Já no mês de junho, nos dias 03 e 04, inicia sua trajetoria no movimento nativista o festival Tropilha Crioula da Música Gaúcha, da cidade de São Borja, cujas inscrições podem ser encaminhadas até o dia 09 de maio.

Somam-se a estas estréias, alguns eventos que há algum tempo não vinham sendo realizados, casos do 9º Bivaque da Poesia Gaúcha, de Campo Bom; do 10º Acampamento da Canção Nativa, também de Campo Bom; da 9ª Sentinela da Canção Nativa, de Caçapava do Sul, que recebe insrições até 09/03; do 12º Um Canto Para Martin Fierro, que não foi realizado em 2010 e agora está programado para o mês de maio; da 37ª Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana, "célula mater" do movimento nativista, cuja inconstância é preocupante. Não ocorreu em dezembro de 2010 e agora deve acontecer no mês de abril. Torçamos por isto.

Diante dessas informações, é possivel afirmar que o surgimento de alguns festivais, o ressurgimento de outros tantos e a manutenção dos cerca de 40 já existentes, afastam qualquer previsão nebulosa e reafirmam a tese que o mercado que envolve estes certames está em constante movimentação, evoluindo, gerando emprego e renda e sendo cenário para o advento e a consagração de muitos talentos no âmbito da poesia e da música rio-grandense. Só por isto eles já valem a pena.

Vida longa aos festivais !


Jairo Reis

Jornalista, comunicador e produtor cultural.





domingo, 27 de fevereiro de 2011

MAIS UM GRANDE FESTIVAL DO ESTADO! VAMO!!!!!!


Os jurados: João Bosco Ayalla, Maria Conceição, Sergio Napp, Alaor Madruga, Arabi Rodrigues e Robledo Martins fizeram a triagem das músicas inscritas nas linhas livre e campeira do festival.

CLASSIFICADAS:

LINHA LIVRE:

1) COMO LO SIENTO Canción

L/M: Frederico Viana - Pelotas


2) CÉU DE PURPURINA Samba

L: Vaine Darde – Capão da Canoa

M: Osmar Carvalho – Porto Alegre


3) A CANCELA DAS ALMAS Milonga

L/M: Volmir Coelho – Livramento


4) MI NUEVO ARRABAL Tango

L/M: Lyber Bermúdez – Pelotas


5) À LUZ DOS OLHOS Canção

L: Juca Moraes – Cruz Alta

M: Piero Ereno – Porto Alegre

Intérprete: JEAN CARLO KIRCHOFF

6) OUTONO DOS SENTIDOS Xote

L: Jaime Vaz Brasil – Porto Alegre

M: Adriano Sperandir – Osório

Intérprete: ADRIANA SPERANDIR


7) NO MAR DOS TEUS OLHOS Canção

L: Rômulo Chaves – Palmeira das Missões

M: Nilton Júnior da Silveira – Santo Antônio da Patrulha

Intérprete: ANALISE SEVERO


LINHA CAMPEIRA:
1) SOU EU O GAITEIRO Chamamé


L: Otávio Severo – Dom Pedrito

M: Edilberto Bérgamo – São Gabriel


2) A MÃO QUE SACA O PELEGO Milonga

L: Fabrício Marques – Pelotas

M: Cícero Camargo – Pelotas


3) QUE ASSIM SEJA Milonga

L: Zeca Alves

M: Daniel Gonçalves Cavalheiro – Livramento


4) DOS PRIMÓRDIOS DA GUITARRA Milonga

L: Gilberto Porto Lamaison – Passo Fundo

M: Gabriel Lucas dos Santos – Passo Fundo


5) DATA VENIA Xote

L: Sérgio Roberto Vieira – Dom Pedrito

M: Milton Fontoura – Dom Pedrito


6) CASEIRO Chamarra

L: Eduardo Muñoz – Pelotas

M: Ricardo Rosa – Piratini


7) LA MANDINGA Chamamé

L: Gustavo Brasil – Santa Maria

M: Juliano Javoski – São Jerônimo

FONTE: http://osfestivais.blogspot.com/
MAIS INFORMAÇÕES  http://osfestivais.blogspot.com/

FALTA POUCO!!!JÁ ESTAMOS COM 32 SEMANAS DE GESTAÇÃO!ATENÇÃO!

Desenvolvimento do seu bebê

Nesta semana o seu bebê começará a passar por um processo de rápido ganho de peso, e continuará crescendo. Até o final desta semana ele poderá estar pensado 1,8 Kg e medindo cerca de 31 cm de comprimento.

Você provavelmente já deve ter notado uma certa diminuição dos movimentos do seu bebê durante esta semana. Isso acontece devido ao rápido desenvolvimento que o seu bebê vem apresentando, fazendo com que o espaço que ele ocupa dentro do útero fique mais apertado, assim, dificultando que ele ou ela realize alguns movimentos. Mas, mesmo assim o seu bebê continuará a dar chutinhos e soquinhos. Se isso não acontecer, você deverá avisar ao seu médico imediatamente.

Diferente de alguns anos atrás, hoje os cientistas acreditam que há poucas diferenças entre um feto de 32 semanas e um bebê recém-nascido. Antigamente, pensava-se que o desenvolvimento mental só era possível após o nascimento. Mas agora, os cientistas acreditam que os bebês que estão nesta fase de gestação podem ser capazes de pensar e até mesmo criarem lembranças.

Durante esta semana o seu bebê pode começar a posicionar-se para o nascimento, isto é, com a sua cabeça para baixo. Se o seu bebê não se posicionar para baixo, ainda haverá bastante tempo para que ele ou ela possa mudar de posição.

Os toques finais da aparência do seu bebê estão quase prontos. As pálpebras, sobrancelhas e os cabelos da cabeça estão bem nítidos. O cabelo lanugem que cobriu o corpinho do seu bebê desde o segundo trimestre está começando a cair, e cada vez mais a aparência do seu bebê se aproxima ao de um bebê recém-nascido.


FONTE: http://www.semanaasemana.com.br/gravidez/semana32.htm