sexta-feira, 22 de abril de 2011

TRISTE REALIDADE... OLHEM SÓ!!!

PISARAM NO PALA DO GAÚCHO!!!

*COLUNA EVERTHON RIBEIRO 10 Abr 11


Caros Irmãos Gaúchos,

Há muito venho pensando no que se faz da nossa cultura... Temos tradição, temos história, temos costumes próprios e os valorizamos. Entretanto, parece que a todo momento tentam nos aculturar... Qual o espaço que os nosso modo de ser ocupa na mídia hoje em dia?

Será que é certo aturarmos a "hilariante" (palhaça) Regina Casé (e seus sambabacas) no domingo de meio-dia, enquanto o nosso Galpão Crioulo foi literalmente “chutado” para um horário que ninguém praticamente assiste, já que domingo é dia de descanso e a maioria aproveita pra dormir um pouco mais.

Não precisa ser um gênio pra perceber que recentemente no programa da Regina Casé levaram um grupinho sofrível de dança gaúcha pra dançar pro Brasil inteiro; o quê? O pezinho. Uma dança folclórica com algum significado pra nós, mas que pro resto do Brasil não tem sentido algum, a não ser “queimar o filme dos gaúchos”. Se querem mostrar nossa dança por que não convidam os vencedores do último ENARTE? Ou será que o objetivo era ridicularizar o gaúcho, “será”?

Não somos contra o samba, mas contra nos fazerem de palhaços, quase alienígenas neste "país tropical". Pra completar, a referida apresentadora entabulou um assunto com nossos representantes, (quase todos jovens com idade entre 16 e 18 anos) que em nada acrescenta às famílias brasileiras, principalmente no horário de almoço de domingo, quando nossas crianças estão assistindo TV – "Tem sex-shop no sul"? (Tem a tua filha está sempre lá) Você já foi em Sex shop? Tinha calcinha de chocolate? – e o que nos resta é aturar alguns desses jovens respondendo, timidamente a esse rol de asneiras.

Cadê nossos festivais? Quando aparecem são no RBS local, não em nível estadual. (Festivais nordestinos, alguns, por sinal de muito mau gosto, ocupam largos espaços em horários nobre em rede nacional) Como é que nossos jovens conhecerão nossa música, nossa cultura, se nossa principal emissora de TV não dá espaço pros nossos novos músicos e vencedores de festivais atuais?

Excetuando-se as honrosas exceções de Luiz Marenco e César Oliveira e Rogério Melo, que de tão bons conseguem vencer remando contra a maré), vivemos do passado... de Tropa de Osso, Esquilador, Veterano e etc., os novos nomes da música gaúcha ninguém conhece. E por quê? Porque pra isso não tem espaço... Será que tudo isso não se trata de uma estratégia para “aculturar nosso povo”... “será”? Quando as gerações mais antigas se forem e nossas músicas ficarem esquecidas eles terão conseguido finalmente sepultar nossa cultura. Será que nos consideram brasileiros? Os "brasileiros" ficam boqueabertos quando assistem em nossos estádios de futebol a massa toda cantando o Hino Riograndense à prenos pulmões. Não nos invejem; façam o mesmo.

Por quê será que pra promover o Planeta Atlântida com seus freqüentadores maconheiros, bêbados e viciados de todo tipo tem espaço? Seria essa uma tentativa de emburrecer e viciar nossos jovens...”será”? Pra isso a Globo (Multi Show) dá espaço. Pra gaúchos "heróicos" que participaram do Big Brother (o supra- sumo do lixo cultural), tem espaço. Ah... a la puta, ASSIM NÃO DÁ!!!

Cadê o Luiz Carlos Borges? Cadê o João de Almeida Neto? Cadê o Renato Borghetti, o Elton Saldanha, o Marcelo Caminha, o Miguel Marques? Ninguém sabe. Mas a Alcione, a Claúdia Leitte, o “Belo”, a boquinha da garrafa, o Bruno e Marrone, o “sertanejo universitário”... esses tão todo o dia enchendo o nosso saco, como se nossos ouvidos fossem penicos.

Esse é o lixo cultural que nós temos recebido como ração, mas que por sermos o Estado mais politizado e educado (ou menos mal educado) da União, nos recusamos a engolir.

Até mesmo o pessoal dos CTGs, nosso último reduto cultural, hoje em dia só ouve atualmente música gaúcha de baile e que... convenhamos, é péssima (com honrosas exceções, como os Serranos, Os Mirins e outros).

Me enoja aquelas materiazinhas da RBS na Semana Farroupilha (daí eles lembram e fazem um circo!!!), mandam aqueles apresentadoras bunda mole para fazer reportagens no Acampamento Farroupilha como se aquilo fosse algo do exterior... parece um programa do National Geographic com aborígenes do pampa de tão estranho. Não conhecem nada da nossa história, não entendem porra nenhuma e não ficam nem envergonhados de se dizerem gaúchos.

Me perdoem queridos conterrâneos esse desabafo. Que essa mensagem ecoe pelos confins do Rio Grande, e desperte o povo gaúcho da letargia antes que seja tarde. Nossos antepassados delimitaram nossas fronteiras à ponta de lança e à pata de cavalo... hoje pisam no nosso pala e... tudo bem? Tudo bem BOSTA NENHUMA ! Me recuso a aceitar tudo isso .

Um Gaúcho cuja paciência acabou faz tempo.



Everthon Ribeiro



Blog


http://tchelpr.zip.net


Ouçam o programa "CONHECENDO O RIO GRANDE" em 92,3fm. Acesse


www.cruzeirofm.com.br



2 comentários:

Gisele Santiago disse...

Realmente em certos pontos tenho que concordar.
Piadinhas sobram sobre o gaúcho e cada vez mais tentam delimitar o minimo espaço para esse povo de cultura tão rica.
O Galpão Crioulo realmente está sendo amplamente prejudicado pela alteração de horario.
É uma pena e temos que nos unir para que a chama crioula da tradição gaúcha não se apague.
Mantendo em nossos filhos essa chama da tradição.
No mais fico por aqui.

Gisele Santiago disse...

Realmente em certos pontos tenho que concordar.
Piadinhas sobram sobre o gaúcho e cada vez mais tentam delimitar o minimo espaço para esse povo de cultura tão rica.
O Galpão Crioulo realmente está sendo amplamente prejudicado pela alteração de horario.
É uma pena e temos que nos unir para que a chama crioula da tradição gaúcha não se apague.
Mantendo em nossos filhos essa chama da tradição.
No mais fico por aqui