quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

ATUALIZANDO!

A TRIBUNA REGIONAL
 
SANTO ÂNGELO
 
NOTÍCIAS
 
Santo Ângelo, 16 de Janeiro de 2013
 


Analise Severo: Ficou entre as 3 que empataram no quesito melhor intérprete feminina


Produtor cultural do Canto Missioneiro, Jairo Reis lista os melhores de 2012 nos festivais do RS e SC

O jornalista, radialista e produtor cultural, Jairo Reis, que entre outras atividades da área é um dos produtores do Canto Missioneiro da Música Nativa, realizou uma seleção dos melhores de 2012 nos festivais gaúchos e catarinenses.
Para a seleção, Jairo considerou todos os festivais de cunho nativista, sendo 45 de música e sete de poesia realizados no Rio Grande do Sul e ainda dois festivais de música realizados em Santa Catarina - 20ª Sapecada da Canção e 6ª Ronda da Canção de Lajes.
Para realizar a seleção Jairo considerou diversos critérios. Não integram esta estatística os festivais ditos "de barranca", que adotam o critério de definição de um tema sobre o qual os participantes devem criar suas obras e apresentá-las no dia seguinte. Também não foram considerados os festivais apenas de interpretação e os "fechados" para convidados, ou ainda aqueles que fogem dos padrões citados anteriormente.
Novamente o critério para definição dos destaques foi a cumulatividade, ou seja, a soma dos prêmios conquistados em cada modalidade. As categorias ou modalidades foram definidas pelo autor do levantamento, Jairo Reis, num formato de fácil compreensão.

          Na modalidade autores com mais vitórias, os melhores com três premiações, são : Cristian Camargo (11º Acampamento, 20ª Sapecada, 1ª Semente), Rômulo Chaves (23º Grito do Nativismo, 5º Canto Missioneiro, Coxilha Negra - Popular) e Tuny Brum (28º Reponte -Livre, 2º Vozes do Jacuí, 6º Gruta em Canto).
Entre os autores com mais troféus de música mais popular o compositor Rafael Ferreira lidera com 3 prêmios, conquistados no 8º Cante Uma Canção em Vacaria, 1º Canto Campeiro e 22ª Vigília.
Entre os autores com mais premiações alusivas a temas em geral, novamente o compositor Rafael Ferreira lidera com 3 troféus (1º Canto Campeiro, 22ª Vigília, 10ª Sentinela).
INTÉRPRETE
Na modalidade de melhor interprete masculino, o cantor com maior número de premiações é Jean Kirchoff
, com 9 troféus conquistados nos festivais: 4º Cesar Passarinho, 8º Cante Uma Canção em Vacaria, 2º Coruja, 2º vozes do Jacuí, Coxilha Negra, 22ª Guyanuba, 10ª Sentinela, 19ª Estância, 27º Ponche Verde.
Na categoria melhor intérprete feminina, três cantoras empataram na liderança com uma conquista cada uma. Coincidentemente seus nomes iniciam com a letra A: Alana Moraes (5º Canto Missioneiro); Adriana Sperandir (26ª Moenda); Analise Severo (20ª Tertúlia).
No quesito intérprete com mais primeiros lugares, ou seja, aquele que por sua interpretação levou a música ao prêmio máximo do festival, lidera mais uma vez Jean Kirchoff com 7 premiações: 2º Coruja, 2º Vozes do Jacuí, Coxilha Negra 2012, 19ª Estância, 6º Gruta em Canto, 20º Tertúlia, 2º Moinho.
Na categoria melhor instrumentista, o violinista Douglas Mendes e o acordeonista Mano Junior, empataram na liderança com 4 troféus cada um. Douglas foi premiado no 5º Canto Missioneiro, 22ª Guyanuba, 9º Canto dos Ervais, 18ª Seara. Mano Junior por sua vez levou a premiação 8º Cante Uma Canção em Vacaria, 4º Levante, 4º Expocanto e 6º Seiva da Terra.
No quesito melhor letra/poesia destacaram-se com 3 premiações os poetas: Rafael Ferreira (8º Baqueria de Los Piñares, 4º Canto Farroupilha, 10ª Sentinela); Zeca Alves (4º Levante, 32ª Coxilha, 9º Canto dos Ervais).
Entre os compositores que levaram o prêmio de melhor melodia, o destaque é: Tuny Brum com 3 troféus conquistados nos festivais 27º Ronda de São Pedro, 6º Gruta em Canto e 27º Ponche Verde.
FESTIVAIS DE POESIA
No que tange aos festivais de poesia, cabe informar que os critérios levaram em conta as modalidades normalmente utilizadas: Poesia, Interpretação, Amadrinhamento. Nos 7 festivais realizados em 2012, os destaques foram os seguintes:
O poeta com maior número de vitórias é Carlos Omar Villela Gomes, cujos 3 primeiros lugares foram obtidos na 1ª Invernada da Poesia, no 1º Sinos do Verso Gaúcho no 14º Pealo da Poesia.
Na modalidade de melhor intérprete/declamador igualmente ficaram empatados com 1 premiação cada um, os declamadores: Liliana Cardoso (17ª Sesmaria), Neiton Peruffo (14º Pealo), Pedro Junior da Fontoura (10º Bivaque), Priscila Campeol (1º Sinos do Verso), Vinicius Nardi (1ª Invernada), Zeca Pereira (5º Querência).
No elenco dos intérpretes que defenderam o maior número de poemas vencedores, quem lidera é Pedro Junior da Fontoura com 3 premiações, alcançadas na 5ª Querência, 10º Bivaque e 1º Seleta do Verso.
No quesito melhor amadrinhador, empate com 1 premiação para 14 instrumentistas: Fabio Soares, André Vieira e Cristiano Klein (5º Querência); Luciano Salerno e João Batista (1ª Invernada); Cristian Camargo e Ricardo Comasseto (10º Bivaque); Geraldo Trindade (14º Pealo); Dênis Magalhaes, Robson Paines e Fernando Aguiar (1º Sinos Do Verso); Henrique Arboite, Pedro Luiz Lemos e Fabrício Vargas (17ª Sesmaria).
A melhor música instrumental: em 2012, foi premiada apenas na 26ª Moenda da Canção. Naquele festival, destacou-se o autor da música " Nas Asas de Luiz Gonzaga", Henri Lentino que levou também o prêmio de melhor instrumentista.


FONTE: http://atribunars.com.br/index.php?origem=noticia&id=28777
QUERIDOS AMIGOS E AMIGAS
 
Depois de longos dias de ausência, consegui sentar em frente ao pc pra atualizar um pouco as postagens.
 
Só temos que agradecer a Deus e a todos que torcem por nosso trabalho, pois o ano de 2012 foi maravilhoso, coroado ao final, com dois grandes festivais a Tertúlia de Santa Maria e o Moinho de Panambi.
 
Na sequência as premiações desses dois eventos.
 
GRACIAS A TODOS!
 

 

A composição Grão após grão com letra de Carlos Omar Vilella Gomes, música de Piero Ereno, interpretada por Jean Kirchoff, foi a grande campeã da noite de domingo no encerramento da vigésima edição da Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria. A música foi premiada em primeiro lugar com o troféu Minuano. Além disso, Grão após grão recebeu o troféu Antônio Carlos Machado de Melhor Letra do festival.
A Tertúlia Nativista foi aberta na sexta-feira no Centro Desportivo Municipal. Vinte composições concorreram à premiação, mas somente 14 foram classificadas para a grande final. Durante os três dias de festival, muitos nomes consagrados da música nativista subiram ao palco do CDM. O domingo foi marcado pela apresentação de Os Fagundes. Neto, Bagre, Ernesto Fagundes e companhia cantaram os maiores sucessos da família e fizeram o público acompanhar canções como “No coração do Rio Grande” e “Canto alegretense”, além de entoarem poemas nativistas e declararem amor a Santa Maria. Aplaudidos em pé pelo público presente, o grupo se despediu com o Hino Rio-grandense.
 
 

 

Conheça os vencedores da XX Tertúlia Musical Nativista

Cerca de mil pessoas estiveram no Centro Desportivo Municipal, em Santa Maria, ontem à noite para prestigiar a última noite da Tertúlia Musical Nativista. Após dois dias de disputas, foram selecionadas 14 finalistas. A grande vencedora foi a música “Grão após grão”, com letra de Carlos Omar Vilella Gomes, música de Piero Ereno, interpretada por Jean Kirchoff.



Ainda foram premiados:
2º lugar: "Gare"
Letra: Silvio Genro
Música: Tuny Brum
Intérprete: Chico Saratt

3º lugar: "Os Três Estados da Milonga"
Letra: João Stimamillo
Música: Miguel Tejera
Intérprete: Pirisca Grecco

Música Mais Popular e Melhor Tema Sobre Santa Maria: "Voltando Pra Casa"
Letra: Sabani Felipe de Souza/Leandro Ribeiro
Música: Marcelinho Carvalho
Intérprete: Dartagnan Portella

Melhor Instrumentista: Guilherme Goulart

Melhor Intérprete: Analise Severo na música "Guaíra"




 
 
 

MAIS FOTOS:
Que orgulho, ao lado de Pirisca Grecco e Texo Cabral
 
 
 
 Com Oristela Alves, que honra!!!


 

 
O sucesso do 2º Moinho da Canção Gaúcha

1º lugar: Jean Kirchoff, com “Cancelas e corredores” (letra: Ivo Bairros de Brum; música: Jair Oliveira de Medeiros)


Melhor letra: Ivo Bairros de Brum, com “Cancelas e corredores”
Melhor melodia: Jair Medeiros, com “Cancelas e corredores”
Janeiro/2013

Mais uma vez, sucesso absoluto. Em sua segunda edição, o Moinho da Canção Gaúcha de Panambi levou novamente um grande público ao Centro de Eventos do Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt, na noite de 8 de dezembro. E, além do público que lotou o ambiente, um grande número de pessoas acompanhou a programação em um telão disponibilizado fora do salão. A cada apresentação, a vibração de todos era intensa, e ficou ainda maior com o empolgante show de intervalo feito pelo renomado artista missioneiro Pedro Ortaça juntamente com sua família.

Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), o evento, com entrada gratuita, teve financiamento da Secretaria Estadual da Cultura – pela lei Pró-Cultura/RS –, realização do Ministério da Cultura e apoio da D. Marin Planejamento Cultural e Danna Comunicação Integrada. De acordo com a comissão organizadora, foram 470 músicas inscritas na categoria geral e 20 na categoria local. Destas 490, 18 canções – sendo 14 da geral e quatro da local – foram classificadas e então apresentadas no dia do evento, para concorrer aos prêmios. A triagem – escolha, pelos jurados, das músicas inscritas que se classificam à fase final – foi feita nos dias 19 e 20 de novembro.

 

JURADOS: Zulmar Benites, Tuny Brum, Silvio Genro, Miguel Marques e Gabriael Moraes

Os jurados foram Gabriel Moraes, natural de Cruz Alta, produtor e apresentador de programas de rádio e televisão, voltados especialmente à projeção da cultura nativista gaúcha; Miguel Marques, natural de Santiago, cantor nativista e um dos mais premiados intérpretes do RS, com 17 discos lançados; Silvio Aymone Genro, natural de Uruguaiana, poeta, compositor, escritor e artista plástico; Tuny Brum, músico, compositor e intérprete, vencedor de diversos festivais de música do Estado; e Zulmar Benitez, natural de São Sepé, músico, compositor, arranjador e produtor musical, com aproximadamente 300 músicas de sua autoria. De acordo com a Smec, o CD com as músicas desta segunda edição será lançado no dia 24 de fevereiro, com show de Renato Borghetti e entrada franca, durante a programação de aniversário do município, e o 3º Moinho já está marcado para o dia 7 de dezembro de 2013, também um sábado.



Resultado final do 2º Moinho da Canção Gaúcha de Panambi
Categoria geral


1º lugar (R$ 2.500,00): Jean Kirchoff, com “Cancelas e corredores” (letra: Ivo Bairros de Brum; música: Jair Oliveira de Medeiros)
2º lugar (R$ 2.000,00): Nilton Ferreira, com “Miséria” (letra: Carlos Omar Villela Gomes; música: Nilton Ferreira)
3º lugar (R$ 1.500,00): Nenito Sarturi e Leonardo Sarturi, com “Roda moinho” (letra: Nenito Sarturi; música: Leonardo Sarturi)

Melhor intérprete (R$ 500,00): Nilton Ferreira, com “Miséria”
Melhor letra (R$ 500,00): Ivo Bairros de Brum, com “Cancelas e corredores”
Melhor melodia (R$ 500,00): Jair Medeiros, com “Cancelas e corredores”
Melhor instrumentista (R$ 500,00): Alan Portela, com a música “De remos e rumos”
Música mais popular (R$ 700,00): “Bravo imigrante”, interpretada por Léo Almeida


Elenir Wink Coordenadora e Presidente do Moinho da Canção de Panambi


Categoria local1º lugar (R$ 600,00): Léo Almeida, com “Bravo imigrante” (letra: Vitor Fiorante Bertei; música: Luís Felipe da Rosa)
2º lugar (R$ 400,00): Leonardo Diaz Morales, com “Gaúchos de coração” (letra: Vinícius Gabbe; música: João Paulo Deckert)
3º lugar (R$ 300,00): José Ricardo Maciel Nerling e Murilo Andrade, com “Um tempo” (letra e música: José Ricardo Maciel Nerling)
4º lugar (R$ 150,00): Cláudia Junges Schirmer, com “Pra cantar na primavera”(letra: Luiz Carlos “Shaka” Guerreiro; música: Pedro Carvalho Júnior)

 


Rômulo Chaves Declamando na abertura do evento.

Canção de abertura do evento


Homenagem que recebemos dessa equipe maravilhosa, competente, de mulheres amáveis e guerreiras , lideradas por Elenir Wink - Momento Inesquecível.
 
 

 
 FOTOS DO MOINHO DA CANÇÃO: Revista Top www.toprevista.com.br

20 Tertúlia Nativista de Santa Maria - Grão após grão - 1º Lugar