quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

ATUALIZANDO!

A TRIBUNA REGIONAL
 
SANTO ÂNGELO
 
NOTÍCIAS
 
Santo Ângelo, 16 de Janeiro de 2013
 


Analise Severo: Ficou entre as 3 que empataram no quesito melhor intérprete feminina


Produtor cultural do Canto Missioneiro, Jairo Reis lista os melhores de 2012 nos festivais do RS e SC

O jornalista, radialista e produtor cultural, Jairo Reis, que entre outras atividades da área é um dos produtores do Canto Missioneiro da Música Nativa, realizou uma seleção dos melhores de 2012 nos festivais gaúchos e catarinenses.
Para a seleção, Jairo considerou todos os festivais de cunho nativista, sendo 45 de música e sete de poesia realizados no Rio Grande do Sul e ainda dois festivais de música realizados em Santa Catarina - 20ª Sapecada da Canção e 6ª Ronda da Canção de Lajes.
Para realizar a seleção Jairo considerou diversos critérios. Não integram esta estatística os festivais ditos "de barranca", que adotam o critério de definição de um tema sobre o qual os participantes devem criar suas obras e apresentá-las no dia seguinte. Também não foram considerados os festivais apenas de interpretação e os "fechados" para convidados, ou ainda aqueles que fogem dos padrões citados anteriormente.
Novamente o critério para definição dos destaques foi a cumulatividade, ou seja, a soma dos prêmios conquistados em cada modalidade. As categorias ou modalidades foram definidas pelo autor do levantamento, Jairo Reis, num formato de fácil compreensão.

          Na modalidade autores com mais vitórias, os melhores com três premiações, são : Cristian Camargo (11º Acampamento, 20ª Sapecada, 1ª Semente), Rômulo Chaves (23º Grito do Nativismo, 5º Canto Missioneiro, Coxilha Negra - Popular) e Tuny Brum (28º Reponte -Livre, 2º Vozes do Jacuí, 6º Gruta em Canto).
Entre os autores com mais troféus de música mais popular o compositor Rafael Ferreira lidera com 3 prêmios, conquistados no 8º Cante Uma Canção em Vacaria, 1º Canto Campeiro e 22ª Vigília.
Entre os autores com mais premiações alusivas a temas em geral, novamente o compositor Rafael Ferreira lidera com 3 troféus (1º Canto Campeiro, 22ª Vigília, 10ª Sentinela).
INTÉRPRETE
Na modalidade de melhor interprete masculino, o cantor com maior número de premiações é Jean Kirchoff
, com 9 troféus conquistados nos festivais: 4º Cesar Passarinho, 8º Cante Uma Canção em Vacaria, 2º Coruja, 2º vozes do Jacuí, Coxilha Negra, 22ª Guyanuba, 10ª Sentinela, 19ª Estância, 27º Ponche Verde.
Na categoria melhor intérprete feminina, três cantoras empataram na liderança com uma conquista cada uma. Coincidentemente seus nomes iniciam com a letra A: Alana Moraes (5º Canto Missioneiro); Adriana Sperandir (26ª Moenda); Analise Severo (20ª Tertúlia).
No quesito intérprete com mais primeiros lugares, ou seja, aquele que por sua interpretação levou a música ao prêmio máximo do festival, lidera mais uma vez Jean Kirchoff com 7 premiações: 2º Coruja, 2º Vozes do Jacuí, Coxilha Negra 2012, 19ª Estância, 6º Gruta em Canto, 20º Tertúlia, 2º Moinho.
Na categoria melhor instrumentista, o violinista Douglas Mendes e o acordeonista Mano Junior, empataram na liderança com 4 troféus cada um. Douglas foi premiado no 5º Canto Missioneiro, 22ª Guyanuba, 9º Canto dos Ervais, 18ª Seara. Mano Junior por sua vez levou a premiação 8º Cante Uma Canção em Vacaria, 4º Levante, 4º Expocanto e 6º Seiva da Terra.
No quesito melhor letra/poesia destacaram-se com 3 premiações os poetas: Rafael Ferreira (8º Baqueria de Los Piñares, 4º Canto Farroupilha, 10ª Sentinela); Zeca Alves (4º Levante, 32ª Coxilha, 9º Canto dos Ervais).
Entre os compositores que levaram o prêmio de melhor melodia, o destaque é: Tuny Brum com 3 troféus conquistados nos festivais 27º Ronda de São Pedro, 6º Gruta em Canto e 27º Ponche Verde.
FESTIVAIS DE POESIA
No que tange aos festivais de poesia, cabe informar que os critérios levaram em conta as modalidades normalmente utilizadas: Poesia, Interpretação, Amadrinhamento. Nos 7 festivais realizados em 2012, os destaques foram os seguintes:
O poeta com maior número de vitórias é Carlos Omar Villela Gomes, cujos 3 primeiros lugares foram obtidos na 1ª Invernada da Poesia, no 1º Sinos do Verso Gaúcho no 14º Pealo da Poesia.
Na modalidade de melhor intérprete/declamador igualmente ficaram empatados com 1 premiação cada um, os declamadores: Liliana Cardoso (17ª Sesmaria), Neiton Peruffo (14º Pealo), Pedro Junior da Fontoura (10º Bivaque), Priscila Campeol (1º Sinos do Verso), Vinicius Nardi (1ª Invernada), Zeca Pereira (5º Querência).
No elenco dos intérpretes que defenderam o maior número de poemas vencedores, quem lidera é Pedro Junior da Fontoura com 3 premiações, alcançadas na 5ª Querência, 10º Bivaque e 1º Seleta do Verso.
No quesito melhor amadrinhador, empate com 1 premiação para 14 instrumentistas: Fabio Soares, André Vieira e Cristiano Klein (5º Querência); Luciano Salerno e João Batista (1ª Invernada); Cristian Camargo e Ricardo Comasseto (10º Bivaque); Geraldo Trindade (14º Pealo); Dênis Magalhaes, Robson Paines e Fernando Aguiar (1º Sinos Do Verso); Henrique Arboite, Pedro Luiz Lemos e Fabrício Vargas (17ª Sesmaria).
A melhor música instrumental: em 2012, foi premiada apenas na 26ª Moenda da Canção. Naquele festival, destacou-se o autor da música " Nas Asas de Luiz Gonzaga", Henri Lentino que levou também o prêmio de melhor instrumentista.


FONTE: http://atribunars.com.br/index.php?origem=noticia&id=28777

Nenhum comentário: